quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Escanhoando


 Na minha vida profissional, sempre procurei exercer o que eu gosto. Nunca antes pensei em consequências ou impedimentos. Iniciei fazendo patologia clínica; puncionava bem, mas havia horários ruins e pacientes com medo de uma menina muito nova tocando em suas veias de ouro. Logo me desinteressei.

Eu era muito tímida, por isso fiz teatro e vídeo, para tentar relaxar e, quem sabe descobrir algum talento interno. Mas não fui bonita, engraçada, talentosa e efusiva o suficiente, daí, abandonei a coxia. 

De repente, sou secretária escolar e professora, administradora de cemitério, fotógrafa e, por aí vai. Em todas as situações enfrentei dificuldades por aparentar ser menor de idade. Nem estou reclamando, aprendi e me diverti, as situações não eram sempre ruins.

A novidade é ser barbeira e, enfrentar machistas que não querem mulher cortando seus cabelos. 
O primeiro indivíduo machista, por acaso é militar, ele comentou. Eu estava disponível para efetuar o corte, quando ele disse: “Você não me leve a mal, mas mulher não sabe cortar cabelo de homem, vou cortar com ele (Marcelo), mas não é preconceito, hein. Da próxima corto com você.“  Nunca mais voltou.
Um menino de aproximadamente 12 anos perguntou onde estava o barbeiro, eu disse que ele estava no horário de almoço e, que eu podia cortar seu cabelo. O menino preferiu esperar, o perguntei se não confiava em mim e, na sua sinceridade, respondeu que não. Apontou para o corte que queria fazer e eu disse que eu havia feito, então ele disse que da próxima vez cortaria comigo;  assim ele faz até hoje, corta comigo, porque gostou. Tenho a sensação de ter salvado uma jovem alma (risos).
A terceira criatura preconceituosa, foi recepcionada por mim, e disse: “você quem vai cortar o meu cabelo? Não, não, deixa pra lá”. Saiu tão rápido quanto um piscar de olhos, eu diria que foi quase uma fuga. 
Por outro lado, tenho muitos clientes que não abrem mão de serem atendidos por mim, principalmente os principezinhos. 
Ser mulher ainda é tabu, ainda mais quando você é uma mulher que não aceita limitações por causa do sexo. Fora as dificuldades que todos nós passamos em trabalharmos atendendo ao público variado, tudo vale a pena, tudo é experiência e história.
Aqui na barbearia, vai ter mulher barbeira, responsável e te orientando, sim. São todos bem vindos!
Em breve, postarei sobre o lado bom de ser barbeira.  :)


Nos siga: https://www.instagram.com/barbeariadozeichan/
Curtam a página: https://www.facebook.com/barbeariadozeichan/


7 comentários:

  1. Ser mulher não é fácil num mundo machista... É uma luta todos os dias... Mas... "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena", como disso certa vez FP. Se te faz bem, siga em frente e de cabeça erguida sempre! ;-)

    ResponderExcluir
  2. Verdade. Certas situações realmente mostram bem o preconceito. Principalmente nas profissões que sempre foram exercidas por homens. Mas o tempo, com certeza, mudará isso...espero. Siga em frente, você sabe que é capaz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evoluímos, mas o resquício cultural machista ainda paira no aar. Mas acredito tbm no tempo.
      Obrigada!
      😘

      Excluir
  3. Sempre te admirei pois você é uma menina esforçada e não desiste dos seus sonhos siga enfrente e tudo dará certo ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida!
      Penso o msm de Vc. Juntas somos mais.
      😘

      Excluir
  4. Sempre te admirei pois você é uma menina esforçada e não desiste dos seus sonhos siga enfrente e tudo dará certo ..

    ResponderExcluir