quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Renovação anual


Viva! Está chegando o fim do ano. Como diz Simone: “o ano termina e nasce outra vez”. Renascer, renovar, transcender é tudo o que precisamos para motivar a existência.
É tempo de pensar no que se fez e no que se pode mudar. Fazer planos e colocá-los em prática. Em minha opinião, o mais bacana do final do ano são as reuniões, o festejar, a união familiar, o tempo de esperança, o reencontro com os amigos e todo o clima mágico que envolve a data. Por mais que, por algum motivo se negue ou se ignore tal magia, o clima se faz contagiar. Fazemos nossa retrospectiva, e a partir dela, promessas de que algumas coisas não se repetirão e que as boas permanecerão.

Há quem lamente as mesmices comemorativas do final de ano: Roberto Carlos, Simone com sua canção de ninar, filmes do tipo “Esqueceram de mim”, merchandises das lojas, vinhetas irritantes e músicas natalinas. Talvez seja uma tática para nos desesperarmos ainda mais para ver o último mês do ano acabar. Há quem goste! Eu prefiro o clima natural que o apelativo.
Está chegando o dia em que esperamos pelos votos de bênçãos e muitos “Likes” nas postagens de felicitações. Algumas pessoas mergulham de cabeça no consumismo se dedicando às compras de presentes, de roupas novas e muita comida. Ora, será que não podemos fazer tais compras e confecções durante o ano, moderadamente? Mas o povo gosta de correria. E assim se segue ano após ano uma loucura o fim do ano.

É uma pena pensarmos que apenas nos finais de ano devemos festejar, quando na verdade esta data deveria ser rotina. E porque não?
Conforta-me saber que ao menos um dia no ano a solidariedade é quase universal. 

A vida é mais que um calendário, ainda assim... Feliz 2014!